quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Imperialismo - Século XIX


Alunos: Gabriela Luy e Thiago
Politica de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou varias regiões. Prática através da qual, nações poderosas procura ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.   
Países imperialistas dominaram povos de várias partes do mundo, principalmente dos continentes africano e asiático.
Esses países se lançaram em uma corrida por matéria-prima, mercados consumidores e países com uma fragilidade política, o que desencadeou rivalidade entre os mesos e se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando origem à “nova era imperialista”.
O continente africano e asiático sofreram muitas consequências. A descoberta de diamantes na África do sul e a abertura do Canal de Suez despertaram a atenção de Europa sobre a importância econômica e estratégia do continente. Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios. Os poderosos colonizadores fizeram poucos esforços para desenvolver suas colônias, eram apenas locais de onde tiravam matérias – primas e para onde vendiam os produtos manufaturados. O pior legado do colonialismo foi a divisão da África, cujas fronteiras foram determinadas sem dar a menor importância aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão politica. Um dos maus causado pelo colonialismo foi à introdução das ideias europeias de superioridade racial e cultural, dando pouco ou nenhum valor às manifestações culturais dos povos africanos. 
Na Ásia as contribuições europeias foram novas ideias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política. A divisão da Ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas.

A principal hipótese para legitimação do domínio imperialista europeu a África e a Ásia foi evolucionismo social (o processo de domínio e exploração dos europeus sobre asiáticos e africanos) e darwinismo social (compactuava com a ideia de que a teoria da evolução das espécies poderia ser aplicada à sociedade).

O Imperialismo até tinha uma boa intenção, mas mesmo com boa intenção acabou interferindo em continentes, países e povos que até hoje não conseguem se organizar por conta do ocorrido anteriormente.

21:37, quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Imperialismo - Século XIX

Alunos: Gabriela Luy e Thiago
Compartilhar:

Comentar:

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário